Normalmente, os pais agendam uma sessão de fotos do recém-nascido durante o segundo ou início do terceiro trimestre, porque as semanas 1 a 8 da vida do recém-nascido são ideais para capturar a essência dos pequenos.

Entretanto, nunca é tarde para agendar uma sessão de fotografia profissional para bebês mais velhos e crianças pequenas. Apenas é importante entender que cada estágio da vida traz diferentes considerações e resultados ao ensaio.

Assim, em vez de pensarmos em “quão tarde é para marcar um ensaio”, que tal avaliar as opções na perspectiva de o que cada fase trará de experiência?

Semana 1 – Semana 2: sessão newborn

Antes de dois meses, os recém-nascidos são mais flexíveis, tendem a se adaptar a faixas mais apertadas, têm horários de sono mais previsíveis etc.

Os recém-nascidos entre as semanas 1 e 2 ainda estão em um estado semelhante ao de quando estavam no útero, e isso torna mais fácil replicar algumas poses no ensaio.

Além disso, essa fase é interessante para capturar o recém-nascido ainda bem “intocável”, de pele macia e superconfortável.

Semanas 3 – 5

Da semana 3 à semana 5 ainda é um período muito bom para fotos de recém-nascidos. Nessa fase, o bebê ainda será flexível e fácil de colocar, além de um pouco mais gordinho.

No entanto, a maioria dos bebês está mais acordada nessa fase, e pode ser muito grande para certos acessórios ou poses.

Além disso, algumas das melhores posturas do ensaio newborn exigem que o bebê seja enrolado – bebês de 3 a 5 semanas podem resistir a isso!

Semanas 6 – 8

Nessa fase, é melhor não criar expectativas de como as poses ficarão, porque não há como saber o que o bebê aprovará – essa é a verdade!

Para quem deseja fotos com poses e visual newborn, esse momento não é ideal…

Um bebê de dois meses fica acordado durante boa parte do dia e cada vez mais ativo, por isso precisará de uma abordagem mais personalizada para as fotos.

No entanto, o ensaio nessa fase não deixa de ser uma ótima ideia, porém com outra perspectiva.

Semana 9 a 4 meses

Essa talvez seja a fase mais complicada para fotos, porque o bebê é muito grande e fica acordado, mas ainda não sustenta a cabeça nem se senta sozinho.

Isso dificulta um pouco as coisas para fotografar, por isso uma sugestão é aguardar mais um pouco para agendar uma sessão.

4 a 6 meses

Entre os meses 4 e 6 meses de vida, o ensaio pode capturar alguns marcos emocionantes da vida do bebê – grandes sorrisos sem dente, o ato de se sentar, engatinhar, fazer expressões faciais engraçadas e mais.

Cada um desses marcos merece ser comemorado, e qual a melhor maneira de fazê-lo permanentemente do que com fotografias profissionais?!

Como os pais que têm fotos de recém-nascidos e bebês sabem, as imagens profissionais quase sempre parecem melhores do que as sessões de fotos que fazemos em casa.

Espero que essas dicas tenham ajudado!

Continue acompanhando conteúdos similares em nosso blog.

Preocupado em perder o momento da foto do recém-nascido? Entre em contato para discutirmos possibilidades.