Quer você tenha um bebê tranquilo que se contenta em ficar quietinho em seus braços ou um bebê ansioso para explorar, uma coisa é certa: você tem que proteger sua casa.

Entendo que cuidar de toda a casa pode parecer assustador, por isso separei aqui algumas dicas sobre como proteger a casa para bebês e crianças:

O que fazer?

Construa barreiras

Ao criar uma proteção por meio de barreira, você torna difícil para seu filho chegar a áreas perigosas (como escadas, lareiras e banheiros).

Procure separar essas áreas com portões de segurança internos – ou portas trancadas no caso de quartos perigosos.

Redecore ou remova

É melhor manter itens de decoração e objetos fora do alcance de seu bebê!

Além disso, se você possuir plantas venenosas, suspenda ou bloqueie o acesso a elas (dar a alguém para guardar também é uma opção).

Essas medidas são necessárias até ter certeza de que a criança não vai se machucar puxando objetos ou colocando na boca.

Lembre-se que proteger a casa para bebês é uma prioridade, depois você pode pensar melhor em como retornar as coisas para os devidos lugares.

Livre-se de fios e cabos

Ao fazer a proteção da casa, amarre os fios elétricos para mantê-los fora do alcance do bebê e cubra as tomadas (não dê a seu filho a oportunidade de perceber que seus dedinhos podem caber nesses buracos!).

Se possível, ao tornar suas tomadas à prova de crianças, substitua as placas de interruptor por aquelas que deslizam automaticamente para cobrir as tomadas quando não estão em uso.

Quanto a persianas e cordões presos às janelas, procure encurtá-los e depois prender nas extremidades ou na parede.

Além disso, certifique-se de que o berço de seu bebê não esteja perto de nenhum cabo – você nunca sabe quando ele aprenderá a se levantar no berço e a expandir seu alcance.

Consertar móveis

Quando seu bebê começar a andar ou engatinhar, segurando nos móveis ou até mesmo escalando, ele pode se desequilibrar.

Portanto, prenda estantes de livros, cômodas, abajures e armários de TV na parede (você pode comprar produtos de segurança para crianças, como suportes e fechos em qualquer loja de artigos para bebês ou artigos de decoração).

Além disso, agora que seu filho está puxando, cambaleando e provavelmente caindo muito mais, você vai querer preencher as pontas dos cantos de sua casa. Isso vai suavizar o golpe caso ele se desequilibre.

Assim, use peças para cobrir as bordas de mesas de centro quadradas ou retangulares, bancos baixos e outros.

Cuidado com a janela

A maior mobilidade de seu filho significa que ele agora está mais apto a alcançar e abrir tudo. Por isso, é importante instalar proteções nas janelas abertas.

Lembre-se de que não importa o quanto você proteja a sua casa para as crianças, não há substituto para uma supervisão atenta.

As crianças podem ser surpreendentemente criativas quando se trata de travessuras. Portanto, sempre mantenha seu filho à vista (exceto se ele estiver em um berço ou parquinho – e apenas por alguns minutos, a menos que ele esteja dormindo).

Embora você não precise ficar em cima o tempo todo, ficar por perto e observar dá a você a chance de ensinar a seu filho que alguns itens estão fora dos limites.

Eventualmente, ele começará a entender isso, e então tudo ficará mais fácil de lidar!

Espero que estas dicas tenham ajudado!

Não esqueça de compartilhar!